sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

As Dificuldades de Implantação do Lean Seis Sigma em Empresas Brasileiras

Sex Sigma e Lean são duas metodologias de gestão desenvolvidas e para simplificar e processar, eliminar erros, melhorar a satisfação do cliente e gerenciar e controlar os custos de fabricação de produtos. Embora o treinamento Seis Sigma e o treinamento Lean enfatizassem abordagens ligeiramente diferentes para a implementação, ao longo do tempo ficou claro que as duas abordagens realmente complementavam e não conflitavam ou competiam entre si.

Falando em termos simples, o método Lean consiste em simplificar processos e eliminar etapas não-produtivas. O alvo principal do método Sex Sigma é acertar as etapas restantes, as etapas produtivas são executadas em uma maneira quase livre do erro. O treinamento Lean Seis Sigma combina muitos dos recursos de Lean e Sex Sigma em um poderoso programa focado na satisfação do cliente, melhoria contínua e um alto grau de empenho do empregado e participação de todos a todos os níveis. Para o  Lean Seis Sigma alcançar todo o seu potencial, é necessário um treinamento intenso de toda a equipe envolvida no processo produtivo.



Trazer a certificação Lean Sex Sigma para organizações de serviços governamentais, incluindo os militares, apresenta inúmeros e incomuns desafios. Muitos dos termos e técnicas originais de Seis Sigma e Lean foram desenvolvidos para empresas que fabricam produtos. Não há sempre uma tradução confortável e exata para outros ambientes de serviço. Atualmente, poucos implementadores Lean Seis Sigma encontraram maneiras de redirecionar e reafirmar os conceitos originais para se ajustarem ao modelo do setor de serviços sem diluir sua eficácia. O treinamento Lean Seis Sigma para organizações requer um pouco de retooling para concentrar as melhorias do processo menos no produto final e mais em direção ao fluxo de informações, cruzamento de informações e interações departamento / cliente.

Alguns dos problemas encontrados ao implementar o Lean Seis Sigma para uma empresa aqui no Brasil ocorrem devido ao modelo gerencial aqui difundido. Esse modelo gerencial tem algumas barreiras que dificultam o processo, e muitas vezes há uma escassez de liderança estável a longo prazo.

Líderes em muitas organizações às vezes parecem estar pouco motivados para ter sucesso. Os empregados podem ter medos reais ou imaginados sobre a estabilidade de seus empregos quando novos processos são propostos. As regras e regulamentos da empresa também podem ser uma barreira significativa e difícil de superar. Outro problema enfrentado aqui no Brasil é a resistência de sair da "tradição", a velha síndrome do "é assim que deve ser feito, pois sempre fizemos assim".

É crucial ao introduzir Lean Seis Sigma e certificação Lean Seis Sigma em uma organização a equipe de implementação prestar atenção especial para definir o palco para o máximo de conforto do empregado com as mudanças por vir. Aqui estão algumas etapas essenciais na fase introdutória:

  • Garantir que os empregados atuais que os trabalhos não serão eliminados por melhorias de processo. 
  • Estabelecer uma forte equipe de processo central dentro da organização. 
  • Comunicar a visão Lean Seis Sigma para cada funcionário. 
  • Recrutar um facilitador forte, externamente ou internamente, para assegurar que o projeto comece bem, com uma "arrancada forte".
Clique aqui e conheça o nosso F.A.Q. respondendo as principais dúvidas sobre Lean Seis Sigma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário